massiBlb

LIVROS DO PROFESSOR

Procedimentos operacionais


Dependendo da forma como a metodologia é avaliada ou implementada, o mapeamento de processos pode ser de alta ou baixa complexidade. São apresentadas nesta obra inúmeras metodologias que, se utilizadas de forma objetiva e com foco na obtenção de registros de informações mais confiáveis e de seus controles operacionais, serão mais bem conceituadas pela organização e por suas auditorias. Serão abordados os seguintes pontos:

  • Por onde começar?
  • Por que mapear processos?
  • Como iniciar um mapeamento?
  • Como validar e tratar a informação?
  • Quem são os envolvidos?

Portanto, este livro tem o propósito de avaliar desde a constituição de um processo, até a apresentação de resultados operacionais e metodologias de gestão de processos para gerenciamento de compliance, controles internos, riscos, segurança da informação, proteção de dados, finanças, controladoria e seus efeitos na contabilidade societária.

Implementando as três linha do IIA

Na economia capitalista, as empresas que usufruem do valor proposto pelas Três Linhas possuem inúmeras vantagens competitivas, seja maximizando as oportunidades, seja minimizando as incertezas, seja promovendo maior transparência a todos os stakeholders de suas práticas de gestão de riscos e de controles internos e protegendo a reputação.

É interessante observar que o modelo das Três Linhas de Defesa original não demonstrava como toda a estrutura da governança corporativa envolvendo sócios, conselho de administração, os órgãos de fiscalização e controle, pois   conforme apresentado nas suas melhores práticas de governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde os órgãos de fiscalização e controle incluem: comitê de auditoria, conselho fiscal, auditoria independente, auditoria interna, gestão de riscos, conformidade e controles internos.

2º Gestão de riscos com controles internos


A Gestão de Riscos e Controles Internos são parte integrante da governança e da gestão das empresas, para que possam assegurar os processos definidos pela estratégia do negócio.

O propósito do livro de autoria do Consultor e Professor MSc. Marcos Assi é apresentar ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios, contribuindo para especialização e orientação das melhores técnicas e práticas de gestão de riscos e controles internos, com base nas instruções dos mais variados órgãos nacionais e internacionais, com o objetivo de facilitar o entendimento deste assunto tão evidenciado ultimamente.

Em suas 213 páginas, a obra apresenta, como complemento, o COSO ERM, a Lei Sarbanes Oxley e a ISO 31000:2018 de Gestão de Riscos que auxilia no desenvolvimento e na implementação das melhores práticas da área. Além disso, traz algumas metodologias de mapeamento e identificação de riscos e controles internos utilizados em trabalhos do Professor Assi. 

Controles Internos e cultura organizacional


O propósito da terceira edição do livro é atualizar as legislações e demonstração a evolução dos controles internos por meio melhores técnicas e práticas com base nas experiencias do autor nos últimos 10 anos da primeira edição deste obra, e das instruções dos mais variados órgãos nacionais e internacionais, com o objetivo de facilitar o entendimento deste assunto tão necessário no mundo corporativo ultimamente.


Como complemento, a obra apresenta atualizações das metodologias do COSO e dos erros e acertos na gestão de controles internos como ferramenta de suporta da gestão de compliance e riscos, nas melhores práticas de Controles Internos e Contábeis na prevenção e combate à lavagem de dinheiro, fraudes e corrupção, oriundos de atos ilícitos, e aborda a políticas “Conheça seu cliente” e “Conheça seu fornecedor”. 

Compliance, como implementar


O propósito do livro é contribuir para a busca de uma nova mentalidade na gestão de compliance, controles internos e riscos ou nos programas de integridade, com o objetivo de orientar o leitor no entendimento e nas aplicabilidades desse assunto, que, diante dos recentes escândalos corporativos, deixam todos cada dia mais descrentes nos políticos e em alguns empresários e em suas empresas.

Como complemento, a obra apresenta metodologias de gestão de riscos, de compliance e de controles internos para que se possa ter uma conduta corporativa com base na honestidade, na ética e no caráter. Traz as experiências do autor e de sua convidada Roberta Volpato em empresas de capital aberto, empresas de médio e pequeno porte, cooperativas de crédito e médicas, com referências de metodologias de melhores práticas neste segmento. Sua leitura torna evidente que a gestão de compliance e de controles internos deveria fazer parte do dia a dia corporativo de todas as empresas.

 

Governança, riscos e compliance


O propósito do livro é contribuir para busca de uma mentalidade nova na governança corporativa e nas práticas de gestão de compliance e riscos, com o objetivo de facilitar o entendimento desse assunto tão evidenciado ultimamente, infelizmente pelos escândalos corporativos. Como complemento, a obra apresenta metodologias de gestão de riscos, de compliance e de controles internos para que possamos ter uma conduta corporativa, com conduta, ética e caráter.

Como a gestão de compliance e de controles internos deveriam fazer parte de nosso dia a dia corporativo e a cada escândalo, observamos que as melhores práticas de governança corporativa, gestão de riscos e compliance ficam evidenciadas na ausência de programas de compliance mais efetivos, e causam certos transtornos para a captação e manutenção de clientes, controle financeiro, contábil, tributário, gestão de capital, patrimônio, de tecnologia da informação, de continuidade, de segurança, entre outros. 

Gestão de Compliance e seus desafios


Gestão de Compliance e seus desafios, como Implementar controles internos, superar dificuldades e manter a eficiência dos negócios. O propósito do livro é contribuir para especificação e quantificação das melhores técnicas e práticas de gestão de compliance e controles internos, com base nas instruções dos mais variados órgãos nacionais e internacionais, com o objetivo de facilitar o entendimento desse assunto tão evidenciado ultimamente.

Como a gestão de compliance e de controles internos faz parte de nosso dia a dia corporativo e é, atualmente de suma importância nas melhores práticas de governança corporativa, para captação e manutenção de clientes, controle financeiro, contábil, tributário, de ativos e derivativos, de tecnologia da informação, de continuidade, de segurança, entre outros. Na realidade, tudo isso abrange os controles do patrimônio da empresa, área cujas atividades proporcionam a manutenção do emprego dos colaboradores, assim como das metas dos acionistas da empresa, que esperam retorno dos investimentos. 

 

Indica̵̤es e participa̵̤es em livros РMarcos Assi.

Segredos do Sucesso – da Teoria ao Topo: História Dos Executivos da Alta Gestão. Saiba Mais.
20 anos – Lei dos crismes de “Lavagem de dinheiro”. Download.
Biblioteca Digital – Legis Compliance. Conheça Mais.

Sobre

Avenida Paulista, 1.765 - Conj. 72
kontato@massiconsultoria.com.br

Nos siga nas redes sociais:

         

Newsletter: